Carimbe aqui o seu passaporte da Estrada Real

Colecionar carimbos no passaporte é um dos maiores prazeres dos viajantes. A partir de hoje, quem percorrer o trecho de Cachoeira do Campo poderá carimbar o passaporte Estrada Real, registro único que permite guardar experiências da maior rota turística do país.

Cada cidade que integra a rota tem um ponto de carimbo que atesta que o viajante percorreu o trecho e tem um valor simbólico e histórico importante para a preservação da memória e promoção do turismo local.

@institutoestradareal

#cachoeiradocampo #estradarealmg #institutoestradareal

#ouropreto #itabirito #saobartolomeu #santoantoniodoleite #glaura

A Estrada Real é a maior rota turística do país

São mais de 1.630 quilômetros de extensão, passando por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. Hoje, ela resgata as tradições do percurso valorizando a identidade e as belezas da região.

A sua história surge em meados do século 18, quando a Coroa Portuguesa decidiu oficializar os caminhos para o trânsito de ouro e diamantes de Minas Gerais até os portos do Rio de Janeiro. As trilhas que foram delegadas pela realeza ganharam o nome de Estrada Real.

Carimbe aqui o seu passaporte!!

@institutoestradareal #ouropreto #cachoeiradocampo #minasgerais #aquivoceviveminasgerais #saobartolomeu #itabirito


Cachoeira do Campo

A caminho de Ouro Preto, o distrito abriga muita riqueza histórica, cenários naturais e exuberantes, além de conservar todo o charme e a tranquilidade de ida do interior de Minas, com a hospitalidade de seu povo, neste destino o visitante pode apreciar a culinária e uma série de atrativos de lazer.

O maior distrito de Ouro Preto fundado por volta de 1.800 localizado a 76 km de Belo Horizonte possui grande acervo histórico, artístico e cultural, bastando uma volta por suas ruas e vielas para ficar encantado com tanta beleza e riqueza de detalhes. Em cada canto é possível descobrir um pedacinho de história.


Em Cachoeira do Campo, o show começa logo na chegada, onde está a primeira de muitas atrações, o Palácio do Governador, uma das edificações mais importantes do distrito, construído em 1773 por Dom Rodrigo de Menezes, para ser usado como casa de veraneio dos governadores. Em 1811 foi transformado em internato pelas irmãs Salesianas, atualmente funciona no local o Colégio Nossa Senhora Auxiliadora.


Quase em frente ao colégio, uma ótima opção de parada é o Restaurante Bandeirantes Grill, que ao longo de seus 35 anos oferece aos viajantes e turistas todo conforto e comodidade. Possui um enorme estacionamento que pode ser utilizado como apoio para quem pretende fazer um tour pelo Centro Histórico, ou pedalar pelas inúmeras trilhas do entorno do distrito. Com amplos salões, o restaurante tem como destaque o Espaço Fernão Dias, muito utilizado para realização de eventos. Um salão reservado, onde você vai se deliciar com um farto café da manhã antes de iniciar o seu passeio. Ao retornar, o Bandeirantes Grill te aguarda com um almoço especial, com sua cozinha singular, oferece a melhor comida mineira da região, e maravilhosos doces com feitos com receita de avó.


Se quiser prolongar a visita a Cachoeira do Campo, o Hotel Bandeirantes disponibiliza, em anexo, 20 confortáveis e bem decorados apartamentos, com tv, frigobar, ar condicionado e Wi-fi. Entre as inúmeras atrações de Cachoeira do Campo, o Restaurante Bandeirantes Grill é parada obrigatória, e se destaca por sua parceria com os produtores locais, onde é possível encontrar em seu mini empório cafés, cachaças, doces, ovos e as melhores cervejas artesanais da região.

Conhecendo o Centro Histórico

Atravessando a centenária ponte do Palácio, localizada na entrada do distrito, você tem acesso a grande parte do Centro Histórico de Cachoeira do Campo, em uma caminhada curta de aproximadamente 800 metros, que remete a uma espetacular viagem no tempo e impressiona por seu imponente conjunto arquitetônico.

A primeira parada é na centenária Igreja Nossa Senhora das Dores, que possui quinze painéis no teto representando a Paixão de Cristo e tem atraído a atenção de estudiosos, pela curiosidade de seus traçados.

Um pouco mais adiante, na Praça da Matriz, está a Igreja principal, a Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, uma das mais antigas da região, ricamente decorada, considerada como a joia do Barroco Mineiro. Seu interior é de uma beleza exuberante, com seus cinco altares em talha dourada, esculpidos em "Estilo Nacional Português" geralmente só é encontrado em igrejas construídas antes de 1730.

Bem próximo a igreja Nossa Senhora de Nazaré está à Igreja das Mercês, uma igrejinha que parece uma pintura. Também construída no início do século com sua torre central é um cartão postal para ser guardado na memória.

No Centro Histórico, não deixe de observar atentamente o casario, que é uma atração e retrata muito da história desse notável distrito. Para quem gosta de belas fotos, aí está nossa primeira dica!


https://www.jornalbelvedere.com.br/